MEMÓRIAS INVENTADAS – Manoel de Barros

IMG_2882Meu primeiro contato com Manoel de Barros foi estudando para o vestibular. Dos dez livros de leitura obrigatória na matéria de Literatura estava ele, não entendia nada que lia, tentava decorar em vão, mas quem dera na época tivesse o conhecimento que tenho hoje. Agora sei que poesia não é para entender, interpretar, “o que o autor quis dizer quando falou isso…?” é uma pergunta que não tem resposta, pois ele não quis dizer nada, ele só sentiu e escreveu.

Meu marido André Luiz, corumbaense, nascido e criado no Pantanal Sul-matogrossense, que me apresentou o Manoel de Barros que não conhecia, através de seu olhar pude ver a beleza da poesia. Uma poesia que não tem nada de eloquente, que tudo pode, que tudo serve, que é encontrada nas pequenas coisas, no dia a dia, no olhar e no sentir.

Essa poesia que me aproxima da minha infância, do pé no chão, usar a imaginação, não pensar somente sentir. O olhar da criança que tudo vira brinquedo, que vê desenhos nas nuvens e nas rachaduras das paredes.

Manoel humaniza as coisas e coisifica o humano. As coisas simples e inúteis contidas na sua escrita o aproximam de seu leitor. A imaginação de uma criança se faz presente em toda sua obra, como ele mesmo dizia era “90% imaginação e 10% mentira”, para o autor sua vida inteira é dividida  em primeira, segunda e terceira infância.

Esse olhar imaginativo que me encantou em suas obras, vejo o quanto nós pais podamos isso em nossos filhos, ao invés de incentivar e de imaginar juntos. O olhar puro da criança que perdemos ao nos tornar adultos e que faz com que a vida seja mais leve e feliz.

Para conhecer um pouco da história e das obras de Manoel de Barros, vale a pena assistir o documentário feito em sua homenagem: “Só dez por cento é mentira”.

Confira agora um dos poemas que você encontrará no livro, boa leitura:

IMG_2883

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s