OS QUATRO COMPROMISSOS – Don Miguel Ruiz

Os quatro compromissos de Don Miguel Ruiz li no ano passado. Na época fiz um pequeno resumo e escrevi em postits que estão pregados na parede do escritório, sempre dou uma olhada para relembrá-los, dessa vez senti que deveria revisar o livro e aqui estou escrevendo sobre ele.

O autor fala sobre os quatro auto compromissos que precisamos fazer para termos uma vida com mais amor e felicidade, eles são simples e já os conhecemos, mas muitas vezes esquecemos de praticá-los nos causando insegurança, ansiedade, tristeza, depressão e outros sentimentos, muitos criados na nossa cabeça.

Seja impecável com sua palavra, o primeiro compromisso nos alerta sobre o poder daquilo que sai da nossa boca. A palavra é uma profecia, o que dizemos nossa mente acredita como verdadeiro, por isso a importância de não usá-la contra nós mesmos. Temos que assumir a responsabilidade pelos nossos atos, quando falamos algo que não deveria, consertar e seguir em frente, sem tantos julgamentos e culpas.

A palavra deve ser usada para espalhar o amor. Falar sem se importar com o outro, de forma inconsequente, sem medi-la só causa mágoas, ódio e rancor. Caso não tenha nada de bom a dizer é melhor ficar calado.

“Nem tudo é sobre mim”, acreditar nisso é um grande erro e só causa tristeza, imaginamos que tal pessoa disse ou fez algo pensando em nós, mas na verdade as pessoas só falam ou fazem as coisas pensando nelas mesmas.

Não leve nada para o lado pessoal, o segundo compromisso diz que o que pensamos e sentimos só nos diz respeito, não tem a ver com a  outra pessoa. Assim, não somos responsáveis pela ação dos outros, o que dizem ou pensam sobre você é problema deles, não seu.

Quantas vezes já tiramos conclusões precipitadas e depois descobrimos que o que pensávamos não era verdadeiro. Não tire conclusões, o terceiro compromisso nos convida a duvidar das conclusões que tiramos dos fatos, pois só vemos o que queremos ver e ouvir.

“Eu não quis dizer isso” ou “você só vê aquilo que quer ver” garanto que você já disse ou ouviu essas frases, porque vemos o mundo com os nossos olhos, com a bagagem emocional que possuímos, só enxergamos, pensamos, sentimos, julgamos com base naquilo que já vivenciamos.

Por fim, dê o melhor de si, o quarto compromisso, temos sempre que fazer o melhor possível com as ferramentas que possuímos, quando o fazemos tiramos um peso de nossas costas do autojulgamento, pois percebemos que nos doamos e fizemos o que deveria e poderia ser feito.

Esse é o compromisso mais importante e mais forte, pois é o que torna todos os outros possível. Ser impecável com sua palavra, não levar nada para o lado pessoal e não tirar conclusões é um treinamento diário, precisamos dar o nosso melhor para conseguir cumpri-los.

No livro o autor também fala da importância de termos consciência, para mudar precisamos ter consciência que precisamos fazê-lo, caso contrário nada será feito. Bem como de praticar, com a repetição a mudança de hábito se torna natural e a transformação ocorre.

Desde que li o livro tive mais consciência dos meus atos, consegui perceber as vezes em que não fui impecável com minha palavra, falando o que pensava, sem analisar o efeito disso na vida da outra pessoa. Nas vezes em que levei para o lado pessoal e somente depois descobri que a atitude da pessoa não tinha nada a ver comigo. Quando tirei conclusões precipitadas e me afastei de pessoas por “achar” que sabia o que ela queria dizer com sua atitude. E, as vezes que não dei o melhor de mim.

Já melhorei bastante, porém as vezes me pego descumprindo os quatro compromissos, mas já consigo me auto avaliar e mudar minha atitude, é treinamento diário, quando percebo o que estou fazendo, puxo o freio de mão e modifico meus pensamentos e sentimentos, para depois seguir em frente.

Esse é um livro para a vida, para revisarmos sempre que sentirmos necessidade, enfim para sermos felizes por nós mesmos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s