Aceitação

IMG_6062

Há algum tempo já vinha treinando em mim o poder da aceitação. Aceitar que há situações que não consigo mudar. Ao encará-las com suavidade e na forma como se apresentaram, não sofri tanto e tudo fluiu mais rápido. Agora tendo que ficar reclusa em casa, ela tem se feito mais presente em minha vida.

Aceitar que não tenho o controle de tudo, aceitar que, as coisas que eram  prioridades já não o são mais. Aceitar que o meu principal plano hoje é sair de toda essa situação saudável. Aceitar que tenho que fazer a quarentena com minha família para o Coronavírus não fazer morada em minha casa.

Aprendi com o tempo que aceitar não é sinônimo de conformismo ou vitimismo, e sim abraçar a vida como ela se apresenta, descobrindo o que os acontecimentos têm para ensinar, principalmente quando meu dia não sai como planejado e preciso me adaptar a eles. Às vezes em que resisti aos fatos, negando-os, revoltando ou entristecendo fiquei estressada e isso afetou as crianças.

Apesar de, em muitas situações vividas, as minhas expectativas terem sido frustradas, ao mudar meu olhar, pude ver o lado bom.

É assim que tenho tentado encarar toda essa situação, por mais assustadora que ela seja. Ao ficarmos todos no nosso apartamento sem poder sair, tenho trabalhado em mim além da aceitação, a paciência, a resiliência, o companheirismo, a adaptação, a empatia, a gratidão e a fé. Não é fácil, somos testados diariamente, mas tenho certeza que minha família sairá mais unida depois da tempestade passar e com nossos corações modificados.

É natural em alguns momentos sentir medo, tristeza e desejar algo diferente, mas não dá para sermos vítimas da vida, colocar sempre a culpa nos outros e nos acontecimentos, temos que assumir a nossa responsabilidade sobre as decisões que tomamos e aceitar as consequências vindas delas, quer sejam desejadas ou não, previsíveis ou não.

E nesse momento, as nossas atitudes têm que ser as mais conscientes possiveis, ja que elas afetam a todos. É inútil querer que a realidade seja diferente do que ela é. Fato é fato e negá-lo não vai fazer com que ele se solucione sozinho.

Estamos tendo uma oportunidade única de estarmos juntos as vinte quatro horas do nosso dia. Não temos mais a desculpa de que não temos tempo para nossos filhos, nossos pais, marido e esposa ou quem quer que seja que mora conosco. Agora é o momento de nos aproximar, nos perdoar, nos conhecermos verdadeiramente. Talvez esse seja o maior ensinamento que toda essa situação vem nos dar, família unida, todos juntos, pais presentes, filhos na companhia deles, muito mais presença.

Ter atitude de aceitação para a vida abre novas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento, o que posso aprender com tudo que está acontecendo? É uma pergunta que precisamos todos nos fazer.

Procure olhar com calma e ver o que pode ser feito e modificado, tirando assim da vida o que há de melhor. Permita-se viver apesar de todas as adversidade que se apresentem e receba todas as experiências que as vida tem a oferecer, não esquecendo de ser grato pelo que ela já te deu.

4 comentários em “Aceitação

  • Parabéns Maria Inês pelo retorno do Madrugada Produtiva. Lição de vida para nós. As vezes achamos que por sermos mais idosos sabemos de tudo. E isso não é verdade quando nos abrimos ao aprendizado! Deus abençoe vc e sua família linda🙏🙏🙏🙏🙏💋👉❤️

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s